A- A A+

   

Como Funciona?

O Portal da Transparência é um sistema online que pode e deve ser atualizado a qualquer momento pela Prefeitura, permitindo acesso, de forma segura e eficaz, para o cidadão interessado em acompanhar detalhadamente a aplicação do dinheiro público. 

Aos interessados, o Portal da Transparência proporciona facilidade na localização e no entendimento das aplicações e do conteúdo inserido. Com esta ferramenta, o cidadão tem acesso a todas as informações da Prefeitura e, se necessário, com o módulo SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) , pode solicitar informações que não estão disponíveis no Portal.

Por este canal o cidadão poderá acompanhar de forma dinâmica a aplicação dos recursos públicos, compreendendo as receitas, transferências e a execução das despesas, inclusive os contratos da administração, sendo oferecidas informações detalhadas das ações, com detalhes sobre a pessoa física ou jurídica, beneficiária do pagamento, entre outras informações pormenorizadas das execuções orçamentárias.

 

Formatos básicos utilizados para estruturação da informação

O Portal GRC (Gerenciamento Remoto de Conteúdo) é um sistema web de gestão de conteúdo online (Content Management System – CMS) que permite o gerenciamento e publicação de conteúdo e arquivos na web tornando possível a atualização dos dados do portal pelos servidores autorizados de forma objetiva, fácil e segura.

Foi desenvolvido em PHP e utiliza banco de dados MySQL hospedado em servidor com ambiente AMP (Apache MySQL e PHP), sendo acessível através de qualquer sistema operacional e navegador, sendo necessário apenas a conexão com a internet.

A maior parte dos arquivos encontram-se no formato PDF aberto, formato básico conhecido e utilizado no mundo todo, o qual não é necessário comprar nenhum programa e nem fazer nenhum registro para abri-lo. Caso não tenha o PDF instalado no seu computador, você poderá baixa-lo gratuitamente no site do próprio desenvolvedor: https://get.adobe.com/br/reader/

Para facilitar a localização de determinado arquivo no site, você pode ir direto no sistema de busca na parte de cima do site; porém os menus e categorias já estão divididos de forma a facilitar a localização dos mesmos sem muito esforço, sendo possível ser acessado por qualquer pessoa sem conhecimento de informática.

As publicações são realizadas somente por pessoal autorizado e feitas em “tempo real” de acordo com as exigências da Lei. Qualquer arquivo ou informação que não consiga encontrar no sistema, poderá ser solicitado no canal de Ouvidoria da Prefeitura, clique aqui para solicitar informações.

Como Solicitar uma informação no Portal da Transparência

Política de Privacidade e Cookies

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Clique em aceitar ou continue navegando para concordar com tais condições.

Você não tem conta ainda? Registrar Agora!

Faça Login em sua conta